Project Plateau

Evite o Project Plateau e faça sua ideia acontecer!

Ter uma grande ideia é emocionante, você se sente criativo, energizado e vê um universo de possibilidades à sua frente.

Então você começa a trabalhar duro para que a ideia aconteça, sangue e suor, mas como a maioria das pessoas você escorrega e desiste. A ideia não é mais novidade e por isso deixou de ser empolgante. Sua ideia inovadora virou uma pilha de itens em uma lista de to-do sem fim e junto dela o pensamento que não terá uma recompensa a curto prazo.

Todo projeto inevitavelmente passará por isso e o sucesso do mesmo depende de você superar este status.

Project Plateau

The project plateau is littered with the carcases of dead ideas that have never happened. What do we do? We just generate a new idea. We do it again and again and again. What we continue to do is we escape this project plateau with a new idea, and instantaneously we return to this high of excitement, this willingness to execute. And this is why there are more half-written novels in the world than there are novels. Scott Belsky

Scott Belsky é fundador e CEO do Behance. Autor do livro Making Ideas Happen, entrevistou centenas de pessoas que conseguiram superar esse status.

Project Plateau - Ciclo

No início a energia e a emoção é extremamente alta. Passado um tempo, trabalhar no projeto torna-se uma atividade cansativa e caímos no Project Plateau. Para escapar temos uma nova ideia e instantaneamente retornamos ao nível de excitação inicial. Dessa forma o ciclo vai se repetindo e as ideias vão sendo descartadas.

Este é o Project Plateau, lugar onde boas idéias vão para morrer.

Como evitar

Se você quer ser um verdadeiro inovador você terá que arregaçar as mangas e suar. Execução e implementação são trabalho duro e exige comprometimento e disciplina.

A genialidade é 1% de inspiração 99% transpiração -Thomas Edson

Algumas coisas que você pode fazer para continuar comprometido ao seu projeto:

1. Comece agora

Comece agora, sem desculpas. Se a sua ideia é verdadeiramente inovadora você precisa iniciar imediatamente. Quanto mais você esperar, mais difícil será para obter o sucesso. A espera é mortal para qualquer ideia inovadora.

2. Divida as tarefas e faça o progresso ser visível

Trabalhe em sprints, tenha sempre um resultado no final (apresentação, canvas, protótipo, MVP etc), faça o resultado ser visível em um painel ou qualquer espaço e comemore sua conquista.

O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira.Mark Twain

3. Não se apaixone

Seja sempre honesto. Novas ideias são sempre legais e excitantes, mas ao perceber que seu projeto não tem futuro você deve matá-lo sem hesitação – chop. Uma ideia que não traz valor para você ou seu cliente não merece seu tempo e energia.

Este texto foi publicado no Medium, Blog Atah e Linkedin.

Comece agora! Entre em contato.